Faça Este Blog Sua Página Inicial

domingo, 28 de novembro de 2010

Ninfomaníacas - Curiosidades

O que é Ninfomania? 
O famoso pesquisador Dr. Alfred Kinsey, um pouco insolente, descreveu uma ninfomaníaca como "alguém que tem mais sexo do que você"
 é o ato de, espontaneamente apresentar um nível elevado de desejo e de fantasias sexuais, aumento de frequência sexual com compulsividade ao ato, controle inadequado dos impulsos e grande sofrimento. Também pode ser chamada de Desejo Sexual Hiperativo (DSH).
 
Você sabia que o termo ninfomania só se aplica às mulheres? A contraparte masculina chama-se satiríase. Ambas as palavras são inspiradas na mitologia grega: as ninfas são "divindades menores representadas como lindas donzelas" e sátiros são criaturas da floresta , descrito como tendo as pontas das orelhas, pernas e chifres curtos parecidos com uma cabra e uma predileção por folia desenfreada." Eu acho que é de onde o termo tesão vem.



Por que estamos todos familiarizados com o termo ninfa "e não satyro"? Será que é porque uma mulher que é incapaz de controlar seus desejos sexuais é mais emocionante ou mais interessante que um homem com o mesmo problema? Mais provavelmente, é porque a vontade de exercer uma atividade sexual constante é considerada normal quando se trata de homens. De fato, historicamente, o problema de ninfomania feminina tem sido levado muito mais a sério do que a contraparte masculina. Os tratamentos incluíram "banhos frios, sedativos, cauterização e sim até clitoridectomia (retirada do clitóris).
A pessoa acometida da doença preocupa-se a tal ponto com seus pensamentos e sentimentos sexuais que acaba por prejudicar suas atividades diárias e relacionamentos afetivos. A ninfomania é considerada uma compulsão.
Pensa-se que uma mulher com ninfomania deseja ter atos sexuais interminantemente, mas a realidade não possui qualquer ligação com tal mito. Uma mulher considerada ninfomaníaca, PODE na realidade, não conseguir satisfazer seus desejos sexuais e por isso sente a necessidade de ter vários atos sexuais seguidos, para uma tentativa de gozo e/ou orgasmo. O ato sexual é seguido por culpa e em seguida novo impulso para outro ato, assim como nas compulsões alimentares.
É um dos sintomas de que são acometidas algumas mulheres que desenvolvem o transtorno de personalidade bipolar na fase maníaca, em contraposição à fase depressiva. Na fase maníaca, que envolve delírio de poder e euforia, a paciente pensa que tem um poder de sedução superior às outras mulheres e procura o sexo como mais uma fonte de alívio para seus dissabores, muitas vezes sexo de risco, sem nenhuma escolha de parceiro e via de regra sem o uso de preservativo. Ninfomania deriva das palavras gregas (nymphe) "moça, esposa" e (mania) "loucura".

Hoje, a ninfomaníaca é uma piada grosseira. Usada para provocar o riso ou para elogiar mulheres que amam o prazer. No entanto, a palavra conserva um sentido pejorativo: continua ligado a uma imagem negativa de uma “sexualidade excessiva”, sem que ninguém saiba verdadeiramente no que consiste o excesso.


A partir de quando estamos fazendo sexo demais? Existem normas? Aparentemente não. Os cientistas são incapazes de fixar um limite biológico. Sinal dos tempos: a palavras ninfomaníaca - totalmente obsoleta - desapareceu dos livros de psiquiatria. Não a encontramos mais além dos sex-shops, nos filmes pornôs (…)
 
Duas questões respondidas pelo doutor Yves Ferroul, autor de livros libertários sobre a sexualidade feminina e sobre a relação ambígua entre medicina e sexualidade.
A  hipersexualidade é um sinal de doença?
A sexualidade é uma parte importante que justifica grande parte de nossa vida e possibilita o equilíbrio psicológico, não é um sinal de doença.
É necessário tratar/curar mulheres ninfomaníacas?
se ninfomaníaca =  desejo sexual elevado: não.
se ninfomaníaca = compulsão, ou doença, ou perturbação psicológica:  sim.
Fonte:Wikipédia/ Sexocult

Um comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails